Campeonato Europeu de Hill Climb da FIA

É uma corrida extremamente intensa para o piloto, embora curta - uma corrida contra o tempo numa estrada estreita e sinuosa com uma extensão média entre 5 e 7km.

O piloto está muito sozinho aqui - e sua concentração é primordial, assim como sua confiança em seu veículo e seu conhecimento da sinuosa pista de asfalto. A menor hesitação pode afectar seriamente o desempenho geral, já que o cronómetro parece passar mais rápido do que em outras partes deste tipo de corrida. Aqui, a estratégia de corrida é bem definida - uma abordagem de "ataque máximo" é necessária do primeiro ao último centímetro do percurso, como para um atleta que corre 100 metros.

Hill-climbing oferece charme autêntico, com seu cenário natural, estradas difíceis, pilotos verdadeiramente dirigidos, corrida intrépida, engenharia refinada e proximidade com o público.

A montanha também é uma disciplina com uma rica história. O Campeonato Europeu de Hill-Climb da FIA é o mais antigo dos campeonatos da FIA ainda em execução, todas as disciplinas combinadas. Sua primeira edição data de 1930.

Pode ter perdido parte de sua antiga glória dos tempos em que fabricantes como Porsche, Ferrari ou Abarth estavam directamente envolvidos, assim como pilotos de Fórmula 1 envolvidos no topo de seu jogo, mas o Campeonato Europeu continua sendo uma verdadeira instituição. Isto deve-se às suas rotas lendárias (os 17km de Trento-Bondone na Itália), aos seus grandes clássicos (Ecce Homo, um evento checo com mais de um século), à amplitude da sua presença continental (de Portugal à Eslováquia), à sua popularidade (dezenas de milhares de espectadores em Rechberg, Áustria ou na Falperra, Portugal) e, claro, seus heróis como Wolfgang Graf von Trips, Edgar Barth, Ludovico Scarfiotti, Mauro Nesti (com nove títulos), os irmãos Alméras, Francis Dosières, Anders Vilarinho, Christian Merli.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora